terça-feira, 27 de maio de 2008

ENTRELINHAS REÚNE CONTOS E MICROCONTOS DE 82 NOVOS AUTORES

Décima sétima antologia da Andross Editora, a terceira só este ano, tem lançamento no final do mês.

O que define um conto? Via de regra, é seu tamanho compacto, a narrativa breve e direta, o número reduzido de personagens e o efeito único, sem divisões. Mais do que qualquer gênero literário, o conto é uma obra concisa, coesa, sem sobras.
O que dizer então do microconto? É o conto levado às últimas conseqüências, o desafio supremo de confinar uma idéia em 600 letras. Neste tipo de obra, a máxima de Thomas Jefferson - "o mais valioso de todos os talentos é aquele de nunca usar duas palavras quando uma basta" - é uma exigência, não uma opção.
Por sua brevidade, o conto e o microconto são tanto mais apreciados quanto mais se fazem acompanhar de seus pares. Daí a importância das antologias, especialmente as que permitem ao leitor absorver diferentes estilos.
Entrelinhas (Andross Editora, 288 páginas, R$ 29,00) reúne 48 contos e 43 microcontos escritos por 82 autores em início de carreira e organizados por Edson Rossatto, editor da Andross.
As tramas são narradas com a medida certa de vocábulos e informações, resultado de um olhar constante e dedicado de seus criadores.
Entrelinhas é mais uma antologia da Andross Editora com textos inéditos de novos autores, que encontram neste formato uma oportunidade de publicar suas histórias. Foram analisadas 450 obras, durante quase um ano, até se chegar às 91 selecionadas. Há autores de vários estados brasileiros e também do Japão.
Esta é a 17ª antologia que a Andross lança em seus mais de três anos de mercado, a sétima somente neste ano. Por este sistema, a editora já publicou mais de 670 autores, de 13 a 68 anos, do ensino médio ao doutorado, amadores e profissionais. Alguns dos que estrearam nas antologias da Andross hoje já têm obras publicadas individualmente por outras editoras.

TRECHO:


No espelho embaçado, deixou um recado para ele. Ao entrar no banheiro do motel e ler aquelas três palavras reveladoras, o homem respondeu apenas com duas. O vapor do seu banho apagou o improvável diálogo:
"Eu te amo"
"Não devia".

"Amor e Sexo", microconto de Wilson Gorj

Sobre a Andross Editora
Com mais três anos de mercado e 26 títulos publicados, a Andross Editora nasceu no campus da Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo, para abrir espaço aos alunos que não tinham condições de publicar seus primeiros textos. Iniciou as atividades com obras acadêmicas, cresceu e se manteve graças a um modelo de negócio diferenciado: a publicação de antologias. Até hoje, a editora já lançou 16 livros deste tipo, e está com inscrições abertas para mais 4 até o final do ano.

LANÇAMENTO

ENTRELINHAS - ANTOLOGIA DE CONTOS E MICROCONTOS
Vários autores - Organização: Edson Rossatto

DATA: 31 de maio
LOCAL: Casa das Rosas - Avenida Paulista, 37 - São Paulo - SP
HORÁRIO: das 16h às 19h
Informações: www.andross.com.br

Um comentário:

Angela disse...

Você esteve la´? Sabe como foi o lançamento?
Eles são o cúmulo da organização não acha? Fiquei impressionada,